SHIH TZU


 SHIH TZU


Talvez o mais extrovertido dos cães asiáticos, o Shih Tzu pode se tornar um grande companheiro. Este pequeno e elegante animal tem como principal característica sua pelagem longa e delicada, com uma porção de pêlos na cabeça. Talvez seja esse o fator responsável pelo seu nome, Shih Tzu em Chinês significa "cão leão".

História do Shih Tzu
Sua origem exata permanece um mistério. Porém o lamaísmo, religião do Tibete, nos deixam algumas pistas. O deus lamísta do aprendizado, Maujusri, estava sempre acompanhado de um pequeno cão que podia se transformar em um leão. Os imperadores chineses foram presenteados com Lhasa Apsos pelo líder do Tibete, o Dalai Lama, e então, quando chegaram na china provavelmente foram cruzados com pequineses para que se formasse a raça que conhecemos na atualidade.

Características do Shih Tzu
Alegre, brincalhão e muito ativo, este divertido cão de companhia pode se tornar também um excelente cão de guarda. O Shih Tzu se adapta fácil à vida nas grande cidades, mas necessita de passeios diários. Escovações regulares são indispensáveis, para evitar que depois tenha que desembaraçar os nós, que pode ser doloroso tanto para o animal quanto para seu dono.

TABELA GERAL
Altura:
Macho: de 25cm a 27cm
Fêmea: de 23cm a 25cm
Peso:
Macho: de 5kg e 8kg
Fêmea: de 4kg a 5kg
Grupo:
Grupo 09 - Cães de Companhia
Seção 5 - Cães do Tibete
Funções:
Companhia
Grau de atividade:
Baixo
Pêlo:
Longo, denso mas não forma anéis. Uma ligeira ondulação é admitida. Bom sub-pêlo.
Cor:
Todas as cores são admitidas, mas a faixa de pêlos brancos na testa e o branco na extremidade da cauda são altamente premiados nos multicolores.
Nome de origem:
Shih Tzu
País de origem:
Tibete
Registro FCI:
208

Nenhum comentário:

Postar um comentário